O Fundo Social de Solidariedade já escolheu as fotos vencedoras do concurso cultural Digitar e Sonhar , onde se inscreveram 85 alunos do 9º do ano da UME Padre Manoel da Nóbrega. A premiação será nesta quarta (26), às 13h30, no Parque Anilinas, que fica na Av. Nove de Abril, s/nº, no Centro.
Com o tema “Um olhar do espaço onde eu vivo”, o concurso consiste em uma foto-legenda em que, pela própria perspectiva, o aluno deveria apresentar quais os caminhos mais importantes para garantir a preservação do meio ambiente do planeta e a qualidade de vida das pessoas. “O objetivo é incentivar a conscientização de um olhar mais real sobre o lugar em que os jovens vivem”, afirma Simone Lopes, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão. A iniciativa também conta com a parceria das secretarias de Educação e de Cultura.
Simone Lopes também destaca que, antes de produzirem as fotos-legendas, os alunos participaram de uma oficina de fotografia, com Renato Atalaia. Durante o encontro, o fotógrafo profissional compartilhou sua experiência e ensinou técnicas de fotografia, como ângulo e luz, e contou ainda em detalhes como fez o registro de um guará-vermelho ao pôr do sol. Em seguida, os alunos partiram para a prática.
A escola promoveu o concurso internamente, selecionou as melhores fotos-legendas de cada turma, conforme com o regulamento, e enviou para o Fundo Social. As fotos, que deveriam ser de autoria própria, sem uso de banco de imagens ou inteligência artificial, foram avaliadas por uma Comissão Examinadora, que deram pontos de 1 a 10, levando em consideração os critérios: sensibilidade, expressão, olhar da realidade onde vivem, detalhes observados e conexão com a legenda. A comissão é formada por nove representantes da Prefeitura de Cubatão: dois membros do FSS; dois do Conselho Deliberativo do Fundo Social; dois da Secretaria de Educação; um membro da Secretaria de Cultura; um da Secretaria de Comunicação; um da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos.
No total, foram selecionadas 23 fotos-legendas, que serão expostas no dia da premiação. Os alunos finalistas receberão certificado, e os cinco primeiros colocados serão premiados. Do primeiro ao terceiro lugar, o prêmio será um notebook seminovo; já o quarto e quinto colocados ganharão um curso de inglês básico.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 1 – erradicação da pobreza; ODS 4 – educação de qualidade; ODS 8 – trabalho decente e crescimento econômico.
