Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Esgrima e canoa havaiana estreiam vivências da Semana Esportiva da Pessoa com Deficiência em Santos

Publicada em: 04/12/2025 15:42 -

A Semana Esportiva da Pessoa com Deficiência 2025 iniciou, nesta terça (2), com esgrima e canoa havaiana. As vivências gratuitas fazem parte da programação especial da Seção de Esportes Adaptados (Sespad), da Secretaria de Esportes (Semes) de Santos, criada para ampliar o acesso ao esporte inclusivo em diferentes regiões da Cidade.
 
Professor da Sespad, André Chang Zucolo explica a semana é uma oportunidade para que pessoas com deficiência conheçam novas modalidades e experimentem outras práticas. "Nosso objetivo é ampliar o acesso ao esporte". As inscrições para as vivências do restante da semana são gratuitas e estão abertas (confira abaixo).
 
Já no sábado (6), será realizado o IV Festival Inclusão ao Inverso, no Jardim Botânico Chico Mendes, com diversas atividades em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).
 
ESGRIMA
Entre espadas, luvas e máscaras, vários alunos treinavam golpes de ataque e defesa, na sala de ginástica do Centro Esportivo e Recreativo Rebouças (Praça Rebouças s/nº, Ponta da Praia). A aula de esgrima contou com pessoas com e sem deficiência.
 
Apaixonado pela modalidade, Victor Kitahara, 23 anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA), contou que começou a praticar por curiosidade. “Sempre gostei de lutas de espadas e da saga Guerra nas Estrelas. Em 2021, quando soube das aulas aqui, quis tentar e não parei mais. Ganhei amigos e mais saúde”.
 
As aulas da modalidade no Rebouças ocorrem nas segundas e quartas, das 18h às 19h. 
 
O professor Paulo Henrique de Jesus da Silva, destaca os benefícios da prática: "melhora o raciocínio, o condicionamento físico e ajuda a lidar com a ansiedade, tornando as atitudes mais racionais. Todos são convidados a participar. Basta fazer a carteirinha e matrícula no Rebouças e verificar a disponibilidade de vagas”.
 
CANOA HAVAIANA
Na canoa havaiana, alunos surdos que já praticam modalidades nos centros esportivos participaram da aula, coordenada pelo chefe da Seção de Esportes Náuticos (Senaut), Nilson Silva.
 
A atividade incluiu explicações técnicas e remada até a Praia do Cheira Limão, no Guarujá, com vista privilegiada de Santos. Para garantir acessibilidade durante todo o percurso, o grupo contou com intérprete de libras Karol Amparo, da Sespad.
 
A mais nova da turma era Maria Fernanda Souza da Silva, de 8 anos, surda e atleta de patinação no Rebouças  “Gostei muito de remar pela primeira vez. O contato com o mar e com as pedras foi muito bom. Adorei”.
 
Quem também aprovou a experiência foi Milena Proença, de 48 anos, aluna de hidroginástica no Rebouças. “É muito especial ter essa oportunidade em uma modalidade gratuita, acessível para pessoas surdas, como eu. A inclusão é fundamental".
 
 
A Semana Esportiva da Pessoa com Deficiência 2025 é organizada pela Sespad em parceria com a equipe Fast Wheels e com apoio do grupo Inclusão para Todos. 
 
 
 
INSCRIÇÕES PARA AS VIVÊNCIAS
 
 
QUARTA-FEIRA (3/12)
 
20h às 21h -  Vivência em Karatê
 
Local: Sala de Artes Marciais do Centro Esportivo e Recreativo Rebouças 
 
Público: alunos PCD que praticam exercícios físicos inscritos na Semes 
 
 
 
QUINTA-FEIRA (4/12)
 
10h às 11h -  Vivência em Ciclismo
 
Estacionamento do Centro Esportivo e Recreativo Rebouças
 
Público: alunos PCD que praticam exercícios físicos inscritos na Semes 
 
 
 
SEXTA-FEIRA (5/12)
 
15h às 16h - Vivência em Basquete Adaptado
 
Quadra do Centro Esportivo e Recreativo Rebouças
 
Público: pessoas com deficiência intelectual e/ou TEA 
 
 
 
SÁBADO (6/12)
 
10h às 12h - Festival Inclusão ao Inverso Correndo pela Inclusão e Acessibilidade
 
Jardim Botânico Chico Mendes
 
Público: pessoas com deficiência de qualquer idade e sem deficiência de 3 a 23 anos; acima de 23 anos, somente PCD.  
 
 
Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...